Como arrumar cama de casal: dicas e passo a passo para uma cama linda e aconchegante

como arrumar cama de casal e1703611905264

Você sabia que arrumar a cama de casal todos os dias pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida? Além de deixar o seu quarto mais bonito e aconchegante, uma cama bem arrumada pode melhorar o seu sono, a sua saúde e a sua organização.

Neste artigo, você vai aprender como arrumar cama de casal de forma simples e prática, seguindo algumas dicas e um passo a passo fácil. Você também vai conhecer as peças necessárias para arrumar a cama de casal, as combinações possíveis para criar um visual harmonioso e personalizado, e os cuidados de limpeza para manter a sua cama sempre limpa e higienizada.

Depois de ler este artigo, você vai se sentir mais motivado e confiante para arrumar a sua cama de casal todos os dias e desfrutar dos benefícios que isso pode trazer para o seu bem-estar. Vamos começar?

Por que arrumar a cama de casal é importante

Arrumar a cama de casal pode parecer uma tarefa simples e sem importância, mas na verdade é um hábito que pode trazer muitos benefícios para a sua vida. Veja alguns motivos pelos quais você deveria arrumar a sua cama de casal todos os dias:

  • Arrumar a cama de casal melhora o seu sono. Uma cama bem arrumada proporciona mais conforto, higiene e aconchego na hora de dormir. Além disso, ao arrumar a cama de casal, você evita que o seu quarto fique bagunçado e cheio de distrações, o que pode atrapalhar o seu relaxamento e o seu descanso.
  • Arrumar a cama de casal melhora a sua saúde. Uma cama bem arrumada ajuda a prevenir o acúmulo de ácaros, bactérias e alergias, que podem causar problemas respiratórios, dermatológicos e imunológicos. Ao arrumar a cama de casal, você também evita que o seu quarto fique úmido e mofado, o que pode prejudicar a sua saúde.
  • Arrumar a cama de casal melhora a sua organização. Uma cama bem arrumada é o primeiro passo para manter o seu quarto e a sua casa organizados. Ao arrumar a cama de casal, você cria uma rotina diária que estimula a sua disciplina e a sua produtividade. Além disso, ao arrumar a cama de casal, você transmite uma imagem de cuidado e capricho para você mesmo e para os outros.
  • Arrumar a cama de casal melhora a sua decoração. Uma cama bem arrumada é um elemento fundamental para deixar o seu quarto mais bonito e harmonioso. Ao arrumar a cama de casal, você pode usar as peças da cama para combinar com as cores, as estampas e os objetos do seu quarto, criando um visual personalizado e elegante.

Como você pode ver, arrumar a cama de casal é importante por vários motivos. Por isso, não deixe de fazer esse gesto simples e prático todos os dias e aproveite os benefícios que ele pode trazer para o seu bem-estar.

Peças necessárias para arrumar a cama de casal

Para arrumar a cama de casal, você vai precisar de algumas peças básicas que vão garantir o conforto, a higiene e a beleza da sua cama. Essas peças são:

Lençol com elástico

O lençol com elástico é a peça que fica em contato direto com o colchão e serve para protegê-lo de sujeiras e manchas. O lençol com elástico deve ter o tamanho adequado para o seu colchão, nem muito grande nem muito pequeno, para que fique bem esticado e não saia do lugar. O lençol com elástico também deve ser feito de um material macio, resistente e que não cause alergias, como algodão, percal ou malha.

Lençol de cobrir

O lençol de cobrir é a peça que fica por cima do lençol com elástico e serve para cobrir o seu corpo na hora de dormir. O lençol de cobrir deve ter uma cor ou uma estampa que combine com o lençol com elástico e com as outras peças da cama. O lençol de cobrir também deve ser feito de um material leve, fresco e que não cause alergias, como algodão, percal ou malha.

Fronhas

As fronhas são as peças que envolvem os travesseiros e servem para protegê-los de sujeiras e manchas. As fronhas devem ter o mesmo tamanho dos travesseiros, nem muito grandes nem muito pequenas, para que fiquem bem ajustadas e não saiam do lugar. As fronhas também devem ter uma cor ou uma estampa que combine com os lençóis e com as outras peças da cama. As fronhas também devem ser feitas de um material macio, resistente e que não cause alergias, como algodão, percal ou malha.

Edredom ou colcha

O edredom ou a colcha é a peça que fica por cima de todas as outras peças da cama e serve para dar um toque final na decoração do quarto. O edredom ou a colcha deve ter uma cor ou uma estampa que combine com as outras peças da cama e com o estilo do quarto. O edredom ou a colcha também deve ser feito de um material adequado para a estação do ano, podendo ser mais quente ou mais frio, como lã, algodão, microfibra ou seda.

Essas são as peças necessárias para arrumar a cama de casal. Você pode escolher as peças de acordo com o seu gosto pessoal, o seu orçamento e a disponibilidade no mercado. O importante é que as peças sejam de boa qualidade, confortáveis e harmoniosas entre si.

Combinações possíveis para arrumar a cama de casal

Uma das partes mais divertidas de arrumar a cama de casal é escolher as combinações das peças da cama, que podem variar de acordo com o seu gosto, o seu humor e a sua criatividade. Existem várias formas de combinar as peças da cama, mas aqui vamos apresentar três delas: como combinar as peças com a decoração do quarto, como usar jogos de cama coordenados e como misturar peças avulsas.

Como combinar as peças com a decoração do quarto

Uma forma de combinar as peças da cama é levando em conta a decoração do quarto, ou seja, as cores, as estampas e os objetos que compõem o ambiente. Assim, você pode criar uma harmonia visual entre a cama e o quarto, criando um clima mais agradável e acolhedor. Veja algumas dicas de como combinar as peças com a decoração do quarto:

  • Se o seu quarto tem uma cor predominante, você pode usar peças da cama da mesma cor ou de tons parecidos, criando um efeito monocromático. Por exemplo, se o seu quarto é azul, você pode usar lençóis, fronhas e edredom azuis ou em tons de azul.
  • Se o seu quarto tem várias cores, você pode usar peças da cama que contrastem ou complementem as cores do ambiente, criando um efeito colorido. Por exemplo, se o seu quarto tem paredes brancas e móveis coloridos, você pode usar lençóis, fronhas e edredom brancos ou de cores que combinem com os móveis.
  • Se o seu quarto tem uma estampa predominante, você pode usar peças da cama da mesma estampa ou de estampas que combinem entre si, criando um efeito estampado. Por exemplo, se o seu quarto tem papel de parede floral, você pode usar lençóis, fronhas e edredom florais ou de estampas que tenham flores.
  • Se o seu quarto tem vários objetos decorativos, você pode usar peças da cama que se inspirem nos objetos ou que tenham elementos em comum com eles, criando um efeito temático. Por exemplo, se o seu quarto tem quadros de paisagens, você pode usar lençóis, fronhas e edredom que tenham imagens ou cores relacionadas às paisagens.

Como usar jogos de cama coordenados

Outra forma de combinar as peças da cama é usando jogos de cama coordenados, ou seja, conjuntos de peças que já vêm prontos para serem usados na cama. Os jogos de cama coordenados são uma opção prática e fácil para arrumar a cama de casal, pois já garantem uma combinação harmônica entre as peças. Veja algumas dicas de como usar jogos de cama coordenados:

  • Escolha um jogo de cama coordenado que tenha o tamanho adequado para a sua cama de casal, nem muito grande nem muito pequeno.
  • Escolha um jogo de cama coordenado que tenha um material confortável e adequado para a estação do ano.
  • Escolha um jogo de cama coordenado que tenha uma cor ou uma estampa que combine com a decoração do seu quarto ou que seja do seu agrado pessoal.
  • Coloque o lençol com elástico no colchão, o lençol de cobrir por cima do lençol com elástico e os travesseiros nas fronhas. Dobre e estique as peças para deixar a cama bem alinhada.
  • Coloque o edredom ou a colcha por cima das outras peças da cama. Dobre e estique a peça para deixar a cama bem arrumada.

Como misturar peças avulsas

Uma terceira forma de combinar as peças da cama é misturando peças avulsas, ou seja, peças que não fazem parte de um conjunto pré-definido. Misturar peças avulsas é uma opção criativa e divertida para arrumar a cama de casal, pois permite criar combinações originais e personalizadas. Veja algumas dicas de como misturar peças avulsas:

  • Escolha peças avulsas que tenham o tamanho adequado para a sua cama de casal, nem muito grandes nem muito pequenas.
  • Escolha peças avulsas que tenham um material confortável e adequado para a estação do ano.
  • Escolha peças avulsas que tenham cores ou estampas que combinem entre si ou que criem um contraste interessante. Você pode usar peças de cores lisas ou de estampas variadas, como listras, xadrez, poá, animal print, geométricas, etc.
  • Coloque o lençol com elástico no colchão, o lençol de cobrir por cima do lençol com elástico e os travesseiros nas fronhas. Dobre e estique as peças para deixar a cama bem alinhada.
  • Coloque o edredom ou a colcha por cima das outras peças da cama. Dobre e estique a peça para deixar a cama bem arrumada.

Essas são as combinações possíveis para arrumar a cama de casal. Você pode experimentar as diferentes formas de combinar as peças da cama e ver qual delas você prefere ou se adapta melhor ao seu estilo. O importante é que você se sinta bem na sua cama e no seu quarto.

Passo a passo para arrumar a cama de casal

Depois de escolher as peças da cama e as combinações possíveis, é hora de arrumar a cama de casal seguindo um passo a passo simples e prático. Você pode fazer isso todos os dias pela manhã, logo após acordar, ou à noite, antes de dormir. O importante é que você faça isso com cuidado e capricho, para deixar a sua cama linda e aconchegante. Veja como arrumar a cama de casal em poucos minutos:

Como colocar o lençol de elástico

  • Pegue o lençol de elástico e estenda-o sobre o colchão, alinhando os cantos do lençol com os cantos do colchão.
  • Puxe o elástico do lençol por baixo do colchão, encaixando-o bem nas bordas.
  • Verifique se o lençol está bem esticado e sem rugas. Se necessário, ajuste o elástico do lençol para que ele fique bem preso ao colchão.

Como dobrar e esticar o lençol de cobrir

  • Pegue o lençol de cobrir e estenda-o sobre o lençol com elástico, alinhando as bordas do lençol com as bordas da cama.
  • Dobre a parte superior do lençol de cobrir cerca de 20 cm para baixo, criando uma dobra na altura dos travesseiros.
  • Estique bem o lençol de cobrir, eliminando as rugas e as sobras de tecido.
  • Dobre as laterais do lençol de cobrir por baixo do colchão, criando um vinco na altura dos pés da cama.

Como dispor os travesseiros

  • Pegue os travesseiros com as fronhas e coloque-os sobre a parte dobrada do lençol de cobrir, alinhando-os com a cabeceira da cama.
  • Você pode usar dois ou quatro travesseiros, dependendo da sua preferência e do tamanho da sua cama.
  • Você pode dispor os travesseiros na horizontal ou na vertical, dependendo do seu gosto e do estilo da sua cama.
  • Você pode usar travesseiros de cores ou estampas diferentes, dependendo das combinações que você escolheu para as peças da cama.

Como dobrar e esticar o edredom ou a colcha

  • Pegue o edredom ou a colcha e estenda-o sobre o lençol de cobrir e os travesseiros, alinhando as bordas do edredom ou da colcha com as bordas da cama.
  • Dobre a parte superior do edredom ou da colcha cerca de 20 cm para baixo, criando uma dobra na altura dos travesseiros.
  • Estique bem o edredom ou a colcha, eliminando as rugas e as sobras de tecido.
  • Dobre as laterais do edredom ou da colcha por baixo do colchão, criando um vinco na altura dos pés da cama.

Pronto! Agora você já sabe como arrumar a cama de casal seguindo um passo a passo simples e prático. Você pode fazer isso todos os dias e deixar a sua cama linda e aconchegante.

Cuidados de limpeza para arrumar a cama de casal

Além de arrumar a cama de casal, é importante também manter as peças da cama limpas e higienizadas, para evitar o acúmulo de sujeiras, manchas, ácaros, bactérias e alergias. Para isso, é preciso seguir alguns cuidados de limpeza para lavar, secar e guardar as peças da cama. Veja quais são esses cuidados e como fazê-los:

Como lavar as peças da cama

  • Lave as peças da cama com frequência, de acordo com as instruções das etiquetas. Em geral, recomenda-se lavar os lençóis e as fronhas uma vez por semana e os edredons ou as colchas uma vez por mês.
  • Separe as peças da cama por cores, para evitar que elas desbotem ou manchem. Lave as peças brancas separadamente das peças coloridas ou estampadas.
  • Use um sabão neutro ou específico para roupas de cama, que não agrida o tecido nem cause alergias. Evite usar alvejantes, amaciantes ou outros produtos químicos que possam danificar as peças da cama.
  • Escolha um ciclo de lavagem suave ou delicado na máquina de lavar, que não desgaste nem encolha as peças da cama. Use água fria ou morna, nunca quente, para preservar as cores e as fibras das peças da cama.
  • Não misture as peças da cama com outras roupas ou objetos que possam rasgar, soltar tinta ou soltar pelos nas peças da cama.

Como secar as peças da cama

  • Seque as peças da cama logo após a lavagem, para evitar que elas fiquem úmidas, mofadas ou com mau cheiro.
  • Prefira secar as peças da cama ao ar livre, no varal ou no cabideiro, em um local arejado e com sombra. Evite secar as peças da cama ao sol direto, que pode desbotar ou ressecar as peças da cama.
  • Se for usar a secadora de roupas, escolha uma temperatura baixa ou média, que não danifique nem encolha as peças da cama. Retire as peças da secadora assim que elas estiverem secas, para evitar que elas fiquem amassadas ou com vincos.
  • Não guarde as peças da cama ainda úmidas ou molhadas, pois isso pode causar mofo, bolor ou manchas nas peças da cama.

Como guardar as peças da cama

  • Guarde as peças da cama em um local limpo, seco e arejado, como um armário, uma gaveta ou uma caixa organizadora. Evite guardar as peças da cama em locais úmidos, abafados ou com poeira, que podem prejudicar a qualidade das peças da cama.
  • Dobre bem as peças da cama antes de guardá-las, para economizar espaço e facilitar a organização. Você pode usar um dobrador de roupas para ajudá-lo a fazer dobras perfeitas nas peças da cama.
  • Separe as peças da cama por tipo, tamanho e cor, para facilitar a identificação e o uso. Você pode usar etiquetas, divisórias ou sacos plásticos para separar e proteger as peças da cama.
  • Troque as peças da cama periodicamente, para evitar o desgaste e o acúmulo de ácaros. Você pode usar um sistema de rodízio para alternar as peças da cama que estão em uso e as que estão guardadas.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como arrumar cama de casal de forma simples e prática, seguindo algumas dicas e um passo a passo fácil. Você também conheceu as peças necessárias para arrumar a cama de casal, as combinações possíveis para criar um visual harmonioso e personalizado, e os cuidados de limpeza para manter a sua cama sempre limpa e higienizada.

Agora você já sabe como arrumar a cama de casal pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida, trazendo mais conforto, saúde, organização e beleza para o seu quarto e para o seu bem-estar.

Por isso, não deixe de fazer esse gesto simples e prático todos os dias e aproveite os benefícios que ele pode trazer para você. Para saber ainda mais, veja nosso artigo completo sobre as melhores camas box casal do mercado.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, por favor, deixe-nos saber. Obrigado pela sua leitura e até a próxima!

Rolar para cima